No dia 04 de junho, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sedia uma Audiência Pública para debater estratégias de prevenção aos efeitos das mudanças climáticas em Pernambuco. O evento é uma iniciativa da deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE) através da Comissão de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, para ouvir a população sobre esse tema.
Diante da emergência climática e humanitária no Rio Grande do Sul no início de 2024, a deputada afirma que se acendeu um alerta, já que Pernambuco vivencia os efeitos das mudanças climáticas. “Para além das inúmeras vezes enchentes e desabamentos na região metropolitana e na zona da mata, como os deslizamentos de 2022 no Ibura e a enchente em Palmares em 2010, as regiões sertanejas vivenciam há anos o aprofundamento das estiagens e tudo isso é causado pelos danos no meio ambiente. Por isso, queremos debater e encaminhar ações concretas para mitigar os efeitos dessas mudanças”, ressalta a deputada.
Suzana Montenegro, Presidenta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), reforça que mesmo com fenômenos climáticos permanentes, parte do estado sofre mais com as chuvas, foco da atuação da agência. “Nosso estado sofre tanto com os eventos extremos como chuvas intensas, como pelas secas. Nosso trabalho é contínuo e permanente, não é só nesse período, onde a porção leste do estado sofre com as chuvas, mas também com os alagamentos e inundações”.
Entre os principais encaminhamentos da audiência, ficou acordado que o legislativo atuará no desenvolvimento de um programa de Educação Climática que garanta o letramento climático da população, contribuindo com a recuperação do meio ambiente, mas também que eduque a população na ocorrência de extremos climáticos.
Também ficou acordado que o mandato atuará no sentido de cobrar ao Governo de Pernambuco a instituição a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas de Pernambuco e reforce a necessidade do funcionamento do Comitê Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas – CEEM, a execução do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e a instituição do Fundo Estadual Sobre Mudanças Climáticas.
Além da audiência, na Alepe também foram distribuídas mudas de diversas espécies para plantio. A audiência integrou a programação da Semana do Meio Ambiente da Alepe, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.