O Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, recriou a Superintendência Regional do Médio São Francisco com uma cerimônia em sua sede em Petrolina na manhã dessa segunda (5).
Desde de 2020, o Incra Pernambuco passou a funcionar apenas com a Superintendência no Recife, reduzindo a de Petrolina a uma Unidade Avançada do instituto. Além disso, foi nomeado o novo superintendente José Cláudio da Silva, que atuou como gestor da Unidade Avançada desde abril deste ano e hoje assume o novo cargo.
O evento contou com a presença do presidente do INCRA, César Aldrighi; da Diretora de Desenvolvimento do INCRA, Rose Rodrigues; assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar (MDA), Alexandre Conceição; o prefeito de Petrolina, Simão Durando Filho; o presidente da Codevasf, Edilazio Wanderley; o Reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; o dirigente do Movimento Sem Terra, Jaime Amorim; e a deputada estadual Rosa Amorim.
Rosa destaca a importância da recriação da superintendência. “A retomada da superintendência em Petrolina representa a prioridade da defesa à reforma agrária em Pernambuco, que vem alinhada à retomada da democracia com o governo Lula. A reforma agrária é um direito garantido pela constituição, mas que vem sendo fortalecida pelo nosso presidente e suas políticas de governo”, conclui.
Segundo dados do INCRA, o Brasil possui mais de 9,4 mil assentamentos, onde vivem quase 1 milhão de famílias. Somente na região do Vale do São Francisco, são 32 assentamentos.