A deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE) participou de um jantar na Embaixada do Brasil junto da delegação de parlamentares ligados à reforma agrária, que está em visita à China.
Além da Embaixada, a delegação se reuniu com o Centro de Cooperação da China e o Centro Internacional para Alívio da Pobreza, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e da Revitalização Rural do país. Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de parcerias estratégicas nas áreas de Reforma Agrária, comercialização, mecanização agrícola e a produção de bioinsumos.
Os parlamentares, entre eles o também pernambucano Edilson do MST (PT-PE), vereador em Caruaru, reforçaram o pedido para que a Embaixada contribua nas negociações para a implantação de fábricas de máquinas agrícolas e bioinsumos voltados à agricultura camponesa no Brasil. Uma delas seria uma fábrica de bioinsumos na cidade de Caruaru, cidade natal da parlamentar.
“Vamos levar essa experiência junto com o MST para Pernambuco”, projeta Rosa, confiante. “Queremos levar o que tem de mais avançado de tecnologia de produção de bioinsumos. A gente precisa investir em tecnologia para baratear os preços e melhorar a qualidade dos alimentos que produzimos”, Explica Edilson.
A pauta na Embaixada englobou também o apoio a uma nova iniciativa para a digitalização da agricultura familiar, com destaque para uma possível parceria com a Sinomach Digital, que já conta com uma estrutura de Big Data na Universidade de Brasília.