Reunião Solene celebra Dia Estadual do Juremeiro e da Juremeira na Alepe

No dia 30 de setembro, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu centenas de pessoas e cerca de 80 representações de terreiros e casas de culto à Jurema Sagrada em Pernambuco para celebrar o Dia Estadual do Juremeiro e da Juremeira, criado através do PL 18.541/2024, da deputada Estadual Rosa Amorim.

Pela primeira vez na história, Pernambuco tem um dia dedicado a homenagear os Juremeiros e Juremeiras, uma tradição de fé autenticamente brasileira com raízes indígenas e celebrada principalmente aqui em Pernambuco e na Paraíba.

“Os juremeiros e juremeiras hoje tem um dia dedicado a eles. Nesse dia, que não por coincidência é comemorado o Dia da Árvore, demarcamos aqui no estado a necessidade do reconhecimento e da valorização do culto da Jurema Sagrada, uma das primeiras religiões do Brasil, originária de práticas culturais e religiosas indígenas e africanas,cultuda desde muito antes da colonização”, explica Rosa.

Mãe Nane Camará, presidenta do Fórum Jurema PE, ressalta a importância da atividade. “Pernambuco tem uma representatividade muito grande da Jurema. Essa cultura é nossa. Os projetos de valorização acontecem, temos palestras, seminários, encontros, mas há anos atrás jamais estaríamos aqui, e agora estamos”. Mãe Nane também ressaltou a  necessidade de valorizar também a história de Malunguinho e do Quilombo do Catucá, o maior quilombo de Pernambuco, que tem uma relação direta com o culto da Jurema Sagrada.    

A Reunião Solene aconteceu no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco e contou também com a entrega de uma homenagem das casas de culto da Jurema Sagrada.